Pensar a educacao e suas pecualiaridades , ao mesmo tempo é dialogar com o novo , estamos diante de novas formas de ver a educacao , nao apenas no que tange a didatica , aos planos curriculares nacionais , aos projetos politicos pedagogicos e sim buscar outras ferramentas , outras possibilidades de inserir o aluno num contexto amplo de se expressar , de experimentar , de rever novos conceitos. O portfolio ja esta sendo adotado em inumeras instituicoes de ensino como alternativa de um novo processo de construção do conhecimento , como também , buscando sair do tradicionalismo. Esta metodologia resulta em dar mais liberdade ao educando de criar , imaginar , buscar aprender , conhecer um caminho que lhe traga uma inovação cognitiva , fazendo-o despertar para outros objetos de estudo. Precisamos divulgar e inserir , ainda mais , a prática do portfolio , ate porque reconhecer outras intenções é estar atualizando-se constantemente em meio ao dinamismo do mundo que nos cerca. Infelizmente , não vejo um incentivo aos professores , as Escolas , por parte das secretarias de educação e também porque não dizer o mec , em adotar diferentes parâmetros de aprendizagem para a educação de nosso pais. A educação precisa ser um instrumento de politização e cidadania na formação de jovens e adultos. Alem do mais , vemos ambiguidades : o medo de educadores em estar conhecendo outras tecnologias e ao mesmo tempo , a exclusão de grande parte de professores ao acesso a informação destas diferentes formas de concepções de ensino. Fortalecendo a constante capacitação do educador é melhorar a qualidade de ensino , saindo do ostracismo que permeia a atualização do professor pela falta de incentivo.
Gilvan Franco
Gilvan Franco